Pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, e da startup Dewpoint Innovations criaram uma nova tinta para telhado altamente tecnológica. O revestimento de polímero de nanoengenharia é capaz de refletir até 97% dos raios solares
Além disso, a novidade possibilita a coleta de água a partir do orvalho, resultado da condensação de vapores d’água presentes no ar, em forma de gotículas, quando entram em contato com superfícies com temperatura mais baixas. Essas características do produto ajudam a resfriar o ambiente.
Tinta é uma ótima opção para proteger o meio ambiente
De acordo com os pesquisadores, os testes mostraram que a tinta é capaz de manter o interior de uma casa até 6°C mais frio do que o ar externo. Ao capturar o orvalho, a tecnologia gerou até 390 mL de água por metro quadrado diariamente. Essa quantidade poderia suprir as necessidade básicas de água de uma residência.
Essa tecnologia não apenas avança a ciência dos revestimentos de telhados frios, mas também abre as portas para fontes sustentáveis, de baixo custo e descentralizadas de água doce – uma necessidade crítica diante das mudanças climáticas e da crescente escassez de água.
Chiara Neto, professora da Universidade de Sydney

Os responsáveis pela invenção acreditam que a tinta poderia fornecer água para horticultura, sistemas de nebulização para resfriamento ou até mesmo uso na produção de hidrogênio. Embora as condições úmidas sejam ideais, o orvalho pode se formar mesmo em regiões áridas e semiáridas, garantindo uma fonte ilimitada.
Leia mais
- Nova cor criada por cientistas já tem tinta, diz artista
 - Conheça a tinta que pode mudar de cor – literalmente
 - Tinta Maia “infinita” pode ter segredo revelado em tigelas
 

Sem adição de produtos químicos
- O produto ainda se mostrou eficaz contra a degradação causada pelos raios solares.
 - A maioria das tintas comerciais, especialmente aquelas projetadas para paredes e telhados externos, usa dióxido de titânio como pigmento primário, que reflete a luz ultravioleta.
 - Esta alternativa, no entanto, apresenta um revestimento feito de fluoreto de polivinilideno-co-hexafluoropropeno (PVDF-HFP), que reflete o Sol através de poros microscópicos.
 - Essas minúsculas bolsas de ar espalham a luz solar em todas as direções sem a necessidade de produtos químicos que podem se degradar com o tempo.
 - A tinta foi apresentada em estudo publicado na revista Advanced Functional Materials.
 
O post Tinta inteligente bloqueia luz solar e ‘puxa’ água do ar apareceu primeiro em Olhar Digital.