Empresa de táxi voador processa rival por roubo de informações

A Joby Aviation abriu um novo processo contra a rival Archer Aviation, acusando-a de usar informações confidenciais obtidas por meio de um ex-funcionário para conquistar vantagem em negociações com uma incorporadora.

A ação foi apresentada no Tribunal Superior da Califórnia, em Santa Cruz, sede da Joby. “Isso é espionagem corporativa, planejada e premeditada”, afirmou a empresa na queixa.

Segundo o processo, George Kivork — então responsável pelas políticas estaduais e locais da Joby nos EUA — teria baixado dezenas de arquivos e enviado parte do material para seu e-mail pessoal dois dias antes de pedir demissão, em julho, para assumir um cargo na Archer.

Joby leva Archer à Justiça e denuncia acesso indevido a informações “altamente confidenciais” (Imagem: Joby/Divulgação)

Em agosto, a Joby afirma ter sido informada por um parceiro de que a concorrente apresentou uma proposta “mais lucrativa”, supostamente com base em dados “altamente confidenciais”. A incorporadora posteriormente tentou rescindir o contrato, alegando quebra de confidencialidade.

Leia mais:

Concorrência acirrada no setor de eVTOL

  • A Archer considera o processo “infundado” e diz que a Joby tenta prejudicar sua maior concorrente.
  • Eric Lentell, diretor jurídico e de estratégia da Archer, afirmou que a denúncia não aponta “um único segredo comercial específico” e ressaltou que a empresa adota protocolos rígidos na integração de novos funcionários.
  • A Joby, porém, acusa Kivork de se recusar a devolver os arquivos e afirma que a Archer não esclareceu como teve acesso aos termos do acordo.
midnight
Processo expõe acusações de espionagem e reacende disputa entre duas das maiores fabricantes do setor (Imagem: Divulgação/Archer)

Mercado em expansão e histórico de disputas

A disputa ocorre em um momento de forte movimentação no setor de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), impulsionado pelo novo programa piloto anunciado pelo presidente Donald Trump e pela corrida por certificações da FAA.

Na semana passada, a Joby concluiu o primeiro voo de teste de uma aeronave híbrida desenvolvida com a L3Harris, enquanto a Beta Technologies abriu capital na Bolsa de Nova York.

As ações da Joby dobraram no último ano; as da Archer avançaram 36%. Em 2023, a Archer já havia encerrado outra disputa sobre segredos comerciais, dessa vez com a Wisk Aero, subsidiária da Boeing.

Carro voador no céu
Ação judicial acusa Archer de usar dados internos da Joby para obter vantagem em novo acordo comercial (Imagem: Divulgação/Joby)

O post Empresa de táxi voador processa rival por roubo de informações apareceu primeiro em Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima